quarta-feira, setembro 30, 2015

Polémicas sobre as Praxes

Olá amores!

Hoje venho comentar um assunto que tem sido muito polémico que é as Praxes. Meninas e meninos esta é só a minha opinião com base na minha experiência. 

Sobre este tema eu terei que abordar tudo a praxe em si, quem praxa e por último quem está a ser praxado.

Foste praxada? Gostaste?

Sim fui praxada e gostei porque eu impus a mim mesma que se eu me sentisse humilhada eu sairia de imediato sem pensar duas vezes. 




A praxe

A praxe, supostamente é um momento de integração do caloiro na sua vida académica, porém ao que parece não é isso que tem acontecido em muitas instituições académicas. 

A praxe tem o intuito de estabelecer laços de amizade. A praxe pode e DEVE ser de integração.

Quem praxa

Todos os doutores já foram praxados e muitos pensam da seguinte forma "Eu vou aguentar e quando for eu a praxar eu vou ser pior do que quem me praxou", este pensamento da maior parte dos praxados e isso é completamente errado porque esse não é o espírito da praxe. 
Quem praxa tem a obrigação de merecer usar o traje e ser um orgulho para a academia.

O Praxado 

O caloiro que aceita ser praxado tem que impor limites a si próprio. Eu, assim que entrei na Universidade disse para toda a gente que não iria deixar que me humilhassem, ou seja, eu não iria fazer nada, mas nada mesmo que eu não quisesse que ultrapassasse todos os meus valores, porque se assim fosse deixaria de ser praxada e assim foi nunca fui humilhada durante uma praxe, nem nenhum dos meus colegas. 

Por isso, não tenham medo de dizer que não querem fazer determinada coisa só porque esta ultrapassa todos os vossos valores, porque se vocês permitirem uma vez eles vão achar que vocês não se importam com tudo aquilo que eles dizem ou fazem...

Aprendam a dizer NÃO   

4 comentários:

  1. disseste tudo!
    As pessoas tem de saber impor limites
    :)

    http://avidadejoanabernardo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu quando chegar a essa altura não sei se vou querer ser praxada, ouve-se tanta coisa, mas disseste tudo!!
    http://tipicamente-adolescente.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, normalmente o meu conselho é fazer uma praxe, caso não gostes, não és obrigada a participar...Só presenciando é que sabes se gostas ou não.

      Obrigada pelo comentário xD

      Eliminar